A professora Flores Passinato Kuster, patronesse da AFHAL, nasceu em 06 de junho de 1902, na localidade de Batatal, município de Alfredo Chaves, filha dos imigrantes italianos Tereza Braido e Giuseppe Passinato, provenientes da província de Treviso, no Vêneto.
Aos 08 anos de idade proferiu o célebre discurso saudando, em nome da comunidade italiana, o Presidente da República, Nilo Peçanha, que em sua excursão presidencial passou por Marechal Floriano na inauguração do trecho completo da então Estrada de Ferro Leopoldina Railway, ligando o Rio de Janeiro à Vitória.
Em 1923 obteve o diploma de normalista, pela Escola Normalista de Vitória/ES, tornando-se a primeira professora licenciada para dar aulas na região que hoje é o município de Marechal Floriano, assumindo a docência da Escola de Boa Esperança.
Casou-se com o também professor Arnaldo João Kuster, com quem teve quatro filhos: Laura, Hugo, Nadyr e Solange, tendo todas as suas filhas mulheres seguido a sua carreira, tornando-se também professoras.
Faleceu em 1º de setembro de 1989 e hoje a escola onde lecionou recebe o seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário