por Valmere Klippel Santana
Escritor e historiador. Titular da cadeira Arnaldo João Kuster, nº 11
Hoje é dia dela! 122 anos atrás, num 13 de maio do ano de 1900, era inaugurada uma estação ferroviária na Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, localizada na Vila do Braço do Sul, Colônia de Santa Isabel, município de Viana.
O evento marcava a inauguração do trecho entre Viana e a Vila do Braço do Sul, num trajeto desfiador devido à geografia do terreno, que consumiu em torno de cinco anos até a conclusão das obras.
O então presidente do Estado, Muniz Freire, presente à inauguração, nomeou-a Marechal Floriano Peixoto, uma homenagem póstuma ao Marechal de Ferro, falecido em 1895. Mas a homenagem tinha uma intencionalidade implícita, que era reunificar os republicanos capixabas, conflitantes em função das disputas nacionais nascidas a partir do processo sucessório entre Floriano e Campos Salles.
Por questões técnicas, na Pedra da estação não coube o nome completo do homenageado, de modo que Estação Marechal Floriano Peixoto ficou identificada apenas como Marechal Floriano.
Entratanto, o nome da Vila continuou oficialmente a ser Braço do Sul, transformando-se em Marechal Floriano apenas com o tempo. As fontes dão conta de que a transformação já havia se processado, todavia, na metade final da segunda década do séc. XX, quando cartas e anúncios publicitários já registram o nome do lugar como sendo Marechal Floriano. Como contraponto, porém,
a gestora cultural e responsável pelo tombamento da Estação, Sônia Mara Veloso Werneck, acadêmica titular da cadeira de no. 33 na Academia Florianense de História, Artes e Letras, pontua que fonte aponta para o fato de que, ainda no ano de 1900, o sr. Emílio Hulle, em carta endereçada à Alemanha, já se referiu ao seu endereço de remetente como sendo Marechal Floriano, e não mais como Vila do Braço do Sul.
Oficialmente, contudo, Marechal Floriano nasce apenas em 1963, como distrito de Domingos Martins, que já havia se emancipado de Viana e deixado se se chamar Santa Isabel.
Em 1993, depois de um processo de emancipação política do qual saiu vencedor o "sim", Marechal Floriano empossa seu Primeiro prefeito e sua primeira Câmara Municipal, tornando-se, juntamente com o distrito de Araguaya, o município de Marechal Floriano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário