quinta-feira, 16 de maio de 2024

Ata da 3ª Reunião ordinária 2024 da Diretoria Executiva

No 16º (décimo sexto) dia do mês de maio do ano de 2024 (dois mil e vinte e quatro), na sede social da Academia, situada na Rua Thiers Veloso, 335 (trezentos e trinta e cinco), área de lazer (fundos), Bairro Jarbinhas, Marechal Floriano, estado do Espírito Santo, reuniu-se ordinariamente, em primeira chamada às 13h30min (treze horas e trinta minutos), a Diretoria Executiva da AFHAL, convocada pelo edital da presidente datado de 06 (seis) de maio de 2024 (dois mil e vinte e quatro), com o objetivo de deliberar sobre a seguinte pauta: (1) Informes; (2)Avaliação das discussões da "Sessão do Chá" realizado em 1º de maio de 2024; (3) Avaliação do processo de Integração com academias congêneres em nível estadual; (4)Providências para dar início ao processo de declaração da academia como entidade de utilidade pública estadual ; (5)Criação de grupo de trabalho para revisão estatutária e regimental; e (6) Assuntos diversos. Iniciando a reunião, a Presidente cumprimentou a todos. Verificado o quorum, foi detectada ausência regimental, de modo que a Presidente suspendeu a reunião, determinando seu reinício, em segunda chamada, para 14 (catorze) horas, com qualquer número de diretores presentes. Às 14 (catorze) horas, reiniciada a reunião com a presença da Presidente, Ángela Regina Ribeiro da Silva; deste Diretor de Secretaria; do diretor de finanças, Marcos Bittencourt Vieira Machado; da Diretora de Editorial, Giovana Cristina Schneider; e das Vice-Diretoras Lucelena Maria Fernandes e Reni Klippel. Declarando abertos os trabalhos, a Presidente franqueou a palavra aos diretores para os informes. Tomando a palavra, este diretor de secretaria informou que a Academia recebeu, para compor seu acervo, durante a semana, a doação da obra As Florianenses - A história de mulheres fortes e empoderadas, de Luciano Navar Boeno Menendez. Feito isto, tomou a palavra a presidente, informando que realizou, juntamente com o Diretor de Patrimônio e Finanças, a abertura da conta da Associação da Academia no banco Siccob. Sem que houvesse mais informes, a presidente anunciou o início das deliberações da pauta, abordando a realização da Sessão do Chá de abertura dos trabalhos para o ano de 2024 (dois mil e vinte e quatro). Vários diretores manifestaram-se rapidamente sobre o assunto e a vice-Diretora Reni Klippel Machado abordou a importância da participação do Acadêmico Correspondente Jair Littig e de suas falas sobre a história municipal, bem como da professora Edenize, que pesquisa a língua dos imigrantes germânicos, o HunsrückEm continuidade a presidente anunciou o início dos debates par deliberação sobre o terceiro ponto da pauta, realatando o intercâmbio realizado, em data de 9 (nove) de maio), durante a fundação da Academia de Letras e Artes de Viana. No momento, ressaltou a importância da integração sempre crescente com as entidades congêneres, assinalando que a troca de experiências desses momentos é muito enriquecedora. A diretora de Editorial, Giovana Cristina Schneider, que também participou do evento, corroborou as palavras da Presidente, assinalando que proximamente haverá um evento promovido pela Academia de Venda Nova do Imigrante (ALAVENI), reafirmando a necessidade de que a Academia também se faça presente naquele evento. A Presidente confirmou que vai se fazer presente. Passando-se ao quarto ponto, o Diretor de patrimônio e Finanças solicitou que este diretor procedesse a leitura da relação de documentos que obteve na Assembléia legislativa para a concretização da entrada do processo de declaração de utilidade Pública estadual da Academia. Após a leitura, percebeu-se que o único documento pendente é a declaração de atividade do Conselho Municipal de Cultura. Foi então este secretário incumbido de elaborar ofício ao referido conselho, solicitando o documento, o mais breve possível. Passando-se, então, ao quinto ponto da pauta, a presidente retomou a palavra e apresentou a necessidade de revisão dos documentos básicos da Academia, uma vez que na vida prática algumas questões apresentaram-se e exigem respostas. Uma desatas questões é a dificuldade com nomenclaturas, principalmente aquela de Diretor de Patrimônio e Finanças, que os bancos recusam, exigindo que se use o termo "Tesoureiro" no lugar. Outra questão foi com relação ao cargos indicados da diretoria, que órgãos oficiais relutam em aceitar, cobrando também que sejam eleitos, como Presidente e Vice-Presidente. Sugeriu a presidente, assim, a criação de um grupo de Trabalho, para promover a adequação de estatuto e regimento interno a essas demandas. Depois de rápidos debates, foi encaminhado que o Grupo de Trabalho deveria ser o mesmo da Diretoria, tendo o encaminhamento sido aprovado pela unanimidade dos presentes, sem abstenções ou votos contrários. Incumbiu-se, deste modo, este Diretor de Secretaria de elaborar um documento no Docs, do Google, com o texto integral dos documentos, compartilhando o link com os demais membros da diretoria no grupo de Whatsapp, para que cada um possa manuseá-lo e inscrever ali as mudanças que pensar necessárias. A metodologia pressupõe que, após todos opinarem, seja realizada reunião para definir um projeto final e encaminhá-lo para discussão no grupo dos acadêmicos e encaminhamento para apreciação por uma Assembléia Geral. Concluído o quinto ponto, passou-se ao sexto, com franqueamento da palavra para os assuntos gerais. Como nenhum assunto se apresentou neste ponto, a Presidente indagou se mais algo algum Diretor tinha a dizer e, na presença do silêncio, declarou a reunião encerrada às 16 (dezesseis) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos, e eu, (_______________), fiz lavrar a presente ata, que depois de lida e achada conforme, vai por mim e pela presidente assinada em seu final, atestando a expressão da verdade. Marechal Floriano, ES, 16 (dezesseis) de maio de 2024 (dois mil e vinte e quatro).




Ángela Regina Ribeiro da Silva


Valmere Santana

Presidente


Diretor de Secretaria

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