A fundação da AFHAL aconteceu em Assembleia Geral, convocada pela Comissão de Fundação para o dia 23 de julho de 2021, no Plenário Pedro Schunk da Câmara Municipal de Marechal Floriano. Estiveram presentes, além dos 14 acadêmicos fundadores, professores, artistas e intelectuais florianenses. Na foto, a Nobre Acadêmica Sandra Helena Klein Bertollo assinando a lista de presença na Assembleia, ladeada pelos também membros fundadores Ángela Regina Ribeiro da Silva, Valmere Klippel Santana, Marcos Bittencourt Vieira Machado e pelo Padre Josemar Rubens Stein, eleito Acadêmico posteriormente, em 18 de dezembro de 2021.
Assinaram a lista de presença, como membros fundadores, a professora aposentada Ángela Regina Ribeiro da Silva; o empresário e ex-secretário municipal de Cultura Enildo Antônio Cardoso; a escritora Sandra Helena klein Bertollo; o músico e poeta Marcos Bittencourt Vieira Machado; o jornalista Cícero Rafael Modolo; a escritora Giovana Cristina Schneider; o memorialista e pesquisador da cultura italiana Cezar Tadeu Ronchi Junior; a escritora Aline Rodrigues de Sant'Anna; a professora aposentada Cecília da Silva Vassem; o historiador Usalio Braz Pivetta; o escritor e historiador Valmere Klippel Santana; o jornalista eduardo régio Antunes; o professor universitário e pesquisador Oberdan José Pereira; e a advogada e ex-prefeita municipal Eliane Paes Lorenzoni.
Após a Assembleia de Fundação os membros fundadores reuniram-se em Assembleia Extraordinária para eleger a primeira diretoria Executiva e o primeiro Conselho fiscal. Foi eleita presidente da Diretoria Executiva Ángela Regina Ribeiro da Silva e Vice-Presidente Enildo Antônio Cardoso. O Conselho Fiscal ficou composto por Cezar Tadeu Ronchi Junior e Cecília da Silva Vassem (membros titulares) e Aline Rodrigues de Santana e Usalio Braz Pivetta (membros suplentes).
Após eleita, de acordo com as disposições estatutárias, a presidente indicou os nomes de Sandra Helena Klein Bertollo para Diretora de Secretaria; Marcos Bittencourt Vieira Machado para Diretor de Patrimônio e Finanças; Cícero Rafael Modolo para Diretor Social e de Relações Públicas; e Giovana Cristina Schneider pra Diretora de Editorial.
"Satisfeita com a conclusão do processo de fundação da Academia. Agora iniciaremos os trabalhos de registro formal da entidade em cartório; de elaboração do Regimento Interno; o processo eleitoral para escolha dos acadêmicos que preencherão as cadeiras até a de número 35; e a preparação da Assembleia para eleição dos novos acadêmicos no dia 18 de dezembro", declarou a presidente eleita, Ángela Regina Ribeiro da Silva. "Esperamos concluir todos os trabalhos burocráticos até o final do primeiro semestre do próximo ano. Então poderemos colocar em ação o Plano de Trabalho que prepararemos no início de 2022 e começar a trabalhar as ações culturais que almejamos realizar", complementou a gestora eleita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário