terça-feira, 7 de março de 2023

Acadêmico Correspondente Jair Littig visita a AFHAL

Está em Marechal Floriano o acadêmico correspondente da AFHAL em São Luís, no Maranhão, Jair Littig. Pesquisador da memória florianense, Jair tem um dos mais completos acervos sobre a imigração germânica para a Colônia de Santa Izabel, composto de fotos, textos, estado da arte e muitas histórias escondidas nas entrelinhas de cada objeto. 

Jair Littig na Reunião Ordinária da Diretoria Executiva
Foto: Cícero Modolo

Relíquias

Em sua visita, além dos muitos conhecimentos sobre a memória e a história de Marechal Floriano, Jair Littig doou generosamente para a biblioteca da Academia algumas obras escritas que se constituem em verdadeiras relíquias, como uma cartilha de alfabetização em alemão datada de 1919, com a qual trabalhou ( e a qual traduziu para o português) o Professor Arnaldo João Kuster. 

Essa cartilha, durante a era getulista, quando o alemão era proibido (tanto como língua falada, quanto nos livros), em função do alinhamento do Brasil aos aliados contra o Eixo na II Grande Guerra, foi enterrada pela mãe de Jair Littig debaixo do fogão para fugir à perseguição da polícia de Getúlio Vargas. Com o recrudescimento da perseguição, após o final da guerra e a redemocratização do país no pós-Vargas, as obras foram desenterradas, mas as capas haviam degenerado, de modo que a apresentação atual contém uma capa dura, produto da encadernação feita para recuperá-las.

O Acervo doado todo compõe-se, além dos dois volumes da cartilha do professor A. J. Kuster, de um livro de cânticos - Gesangbuch -, que pertenceu ao Sr. Hermann Rudolf Hülle (publicado em 1887); do Prontuário do Culto Evangélico-Luterano  - Handreichung Für Den Gottesdienst -, que pertenceu a D. Carlotta Joanna Hülle(publicado em 1955); e o livro O Caminho de Christo  - Weg Zu Christo-, que pertenceu a Emílio Oscar Hülle (publicado em 1894).

Entre nós

Jair Littig permanece entre nós até o próximo dia 21, quando retorna a São Luís. Até lá, distribui seu conhecimento com simpatia e generosidade para todos aqueles que o desejem. E para sorte dos acadêmicos, estará presente à Sessão do Chá que acontecerá no dia 18 (sábado), na sede administrativa da AFHAL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acadêmicos lançam obra sobre a história de Marechal Floriano

  Foi lançado, na noite de ontem (30) o livro Marechal Floriano: o surgimento de um município - Anotações sobre a história da ocupação terri...